Selo Municipal de Linguagem Simples

Sobre o Selo Municipal de Linguagem Simples

Em abril de 2024 o Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo - Lab11, da Secretaria Municipal de Gestão, criou o Selo Municipal de Linguagem Simples. O selo reconhece e incentiva boas práticas de linguagem simples em textos, documentos e materiais públicos, com foco na Prefeitura de São Paulo.

O material que for reconhecido com o selo, terá a garantia de que foi escrito, revisado e formatado para uma comunicação mais simples, objetiva e inclusiva com a população. Cada material será analisado a partir das diretrizes do Programa Municipal de Linguagem Simples.

Além disso, o Selo é uma forma de incentivar você, que trabalha no serviço público, a simplificar e escrever documentos pensando sempre na pessoa que vai ler o material.

    Para que serve?

    O selo garante:

    Quem pode usar?

    Qualquer órgão ou instituição que faça parte da Prefeitura de São Paulo, de forma direta ou indireta. O selo também poderá ser usado por instituições de fora da Prefeitura desde que o projeto tenha sido desenvolvido em parceria com equipes da Prefeitura, considerando os mesmos critérios.

    Base Legal

    Saiba como ter o selo no seu documento

    Para ter o Selo, você vai precisar seguir as seguintes etapas:

    Etapa 1

    Observação: O cronograma para certificar o documento será combinado entre as equipes.

    Clique aqui

    Etapa 2

    Se for aprovado na etapa 1:

    Se for reprovado na etapa 1:

    Etapa 3

    Com o selo aplicado, você e sua equipe nos enviam o material para checarmos se está tudo certo.

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