Eventos

JUNHO DE 2023

Evento de Lançamento do Guia de Oficinas do Programa

No dia 26 de Junho deste ano, aconteceu o evento de lançamento do Guia “Como fazer oficinas de Linguagem Simples?". O evento de lançamento foi feito pelo Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo - (011).lab, com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) e em parceria com a equipe do Museu da Língua Portuguesa.

Confira a matéria na íntegra.
DEZEMBRO DE 2021
Participação no Diálogos.Gov | Linguagem simples na gestão pública
No dia 09 de dezembro de 2021, participamos do Diálogos.Gov, evento organizado pelo Ideia.Gov para promover a reflexão sobre a importância da linguagem simples para uma administração pública mais efetiva. Além do 011, o evento contou também com a participação do Íris Lab (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará) e do Procurador Geral do Estado de São Paulo, Rafael Carvalho de Fassio.
OUTUBRO DE 2021
Minicurso de Linguagem Simples com SEPLAG-MT
No dia 19 de outubro de 2021, dia Nacional da Inovação, o Programa Municipal de Linguagem Simples ofereceu um Minicurso de Linguagem Simples em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag-MT). A atividade fez parte da ação "MoviMente", promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão de Mato Grosso, no mês de outubro, em celebração ao dia do servidor público, 28 de outubro.
SETEMBRO DE 2021
Webinar sobre Linguagem Simples com ARSESP - Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo
No dia 28 de setembro de 2021, participamos do Webinar sobre Linguagem Simples organizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP). O evento contou também com a participação de convidadas do Íris Lab (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará) e da ANA (Agência Nacional de Águas). O objetivo era promover um bate papo para servidores e servidoras da ARSESP com a participação de especialistas em Linguagem Simples.
MAIO DE 2021
Participação no Inovaflix da ENAP
No dia 05 de maio de 2021, o Programa Municipal de Linguagem Simples participou do 1º episódio do Inovaflix, organizado pela ENAP. Além do 011, o evento contou com convidadas do Íris Lab (Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará) e da ANA (Agência Nacional de Águas). O objetivo era promover uma conversa sobre a pauta de Linguagem Simples, passando pelas iniciativas que já existem nas 3 organizações, formas de divulgação do tema e principais desafios.
MARÇO DE 2021
Lançamento da Rede Linguagem Simples Brasil
No dia 11 de março de 2021, tivemos o lançamento da Rede Linguagem Simples Brasil, que contou com a presença do LabX, de Portugal. A Rede surge para reunir as iniciativas em linguagem simples que existem no Brasil, promovendo a pauta, disponibilizando conteúdo, materiais e experiências para os servidores e servidoras que quiserem conhecer ou aplicar linguagem simples no seu órgão.
FEVEREIRO DE 2020
Participação no 5º Fórum de Pontos Focais da Política de Atendimento ao Cidadão
No dia 19 de fevereiro de 2020, o Programa Municipal de Linguagem Simples participou do 5º Fórum de Pontos Focais da Política de Atendimento ao Cidadão, iniciativa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Na edição, foram apresentados os resultados do segundo diagnóstico sobre a implementação da Política de Atendimento e foram identificados alguns desafios na relação dos órgãos municipais com a população. Na segunda parte do encontro, realizamos uma oficina com os servidores e servidoras, apresentando técnicas para simplificar a linguagem nas comunicações do setor público.
NOVEMBRO DE 2019
Lançamento do Programa Municipal de Linguagem Simples
O lançamento do Programa Municipal de Linguagem Simples ocorreu no dia 12 de novembro de 2019, na Biblioteca Mário de Andrade, no Centro de São Paulo. No mesmo dia foi anunciado a assinatura do Decreto que instituiu o Programa. Durante o lançamento, os servidores e servidoras conheceram as atividades previstas para o Programa e participaram de uma oficina para conhecer as 10 dicas de como escrever em linguagem simples.Veja a matéria feita pelo SPTV sobre o lançamento.
AGOSTO DE 2019
Como a linguagem pode ajudar o governo a se relacionar melhor com a sociedade?
Mesa realizada no terceiro dia do Encontro Internacional de Inovação em Governo para discutir a questão “Como a linguagem pode ajudar o governo a se relacionar melhor com a sociedade?”. O evento foi realizado no dia 9 de agosto de 2019, na Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo. A conversa contou com a presença da especialista na pauta Heloísa Fisher, fundadora do Comunica Simples; Aura Cifuentes, do Departamento Nacional de Planeáccion (DNP) da Colômbia; e Vitor Fazio, coordenador do (011).lab – laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo.

Mais eventos em breve.
Fique de olho!

Precisando de ajuda? Fale com a gente!

Olá! Em breve responderemos a sua mensagem para o email inserido.
Algo deu errado com o envio do formulário. Certifique-se de ter preenchido os campos corretamente.
© 2022 Linguagem Simples