Quer melhorar sua experiência em teletrabalho e da sua equipe?

Confira nosso Guia de Ferramentas Práticas para o dia a dia em teletrabalho

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Seus desafios no teletrabalho estão relacionados a quais dos assuntos abaixo?

Selecione uma ou mais opções e confira ferramentas que podem te ajudar a melhorar seu dia a dia em teletrabalho e da sua equipe

Como usar o Teams para apoiar a gestão de equipes?

Como definir indicadores e metas?

Como gerir as atividades da minha equipe à distância?

Como perceber as necessidades da minha equipe à distância?

Como integrar pessoas novas à equipe?

Como se comunicar de forma mais efetiva no ambiente virtual?

Como equilibrar trabalho e vida pessoal?

Como usar o Teams para apoiar a gestão de equipes?

O Teams é a ferramenta recomendada pela Prefeitura para comunicação entre os(as) servidores(as)
Principais vantagens do Teams em relação ao Whatsapp:

  • Separar as conversas de trabalho das conversas pessoais;
  • Silenciar as notificações fora dos horários de trabalho e de finais de semana;
  • Organizar as conversas por tópicos e compartilhar arquivos;
  • Tem todas as funcionalidades do Whatsapp e é mais completo;


Outras vantagens:

  • Receber notificações no celular quando instalado o aplicativo;
  • Entrar em contato com pessoas de outras unidades da Prefeitura apenas com o nome ou endereço de email;
  • Não depende do seu número de celular, apenas do seu email institucional;
  • Mais seguro.
Tabela FAQ

O Microsoft Teams é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração em que você pode se comunicar com sua equipe e outros(as) servidores(as) da Prefeitura por videochamadas, chat para mensagens e ligações, assim como no WhatsApp. Seus diferenciais estão na organização e registro das informações, na facilidade de entrar em contato com servidores(as) e  no armazenamento e compartilhamento de arquivos.

Você pode utilizá-lo no celular ou no computador. 

Todos os(as) servidores(as) em regime de teletrabalho estão cadastrados na plataforma. Para a inclusão de outros(as) servidores(as), encaminhe uma solicitação para a equipe de TI local de sua Secretaria ou Subprefeitura.​ 

Confira como a ferramenta funciona na prática:

  • Vídeo explicativo: link;

1. Instale o Microsoft Teams. O Teams pode ser utilizado de três formas:

  • Instalado no Computador: para instalar, utilize os passos do Manual de primeiros passos para instalação pelo link;
  • Navegador da internet: acesse o link: https://teams.microsoft.com/. Insira, então, seu email da Prefeitura e sua senha;
  • Aplicativo de celular: baixe pelo Google Play (Android) ou App Store(iOS) o aplicativo Microsoft Teams

2. Explore o Teams. Agora você pode falar com outras pessoas pelo chat, fazer videochamadas, ligar, adicionar arquivos, criar equipes…

  • Neste guia rápido de utilização, você tem uma visão geral sobre como utilizar: link.

1.Organize os grupos de trabalho
Para criar os grupos de trabalho, primeiramente, é necessário pensar quais serão eles e quem estará em cada um deles. 

Para isso, pense nas metas, objetivos e em quem da sua organização pode ajudar a alcançá-los de forma colaborativa antes de iniciar a operacionalização da ferramenta. 

Como você e sua equipe se organizam atualmente para alcançar resultados? Pode ser por meio de projetos, departamentos, dentre outros. 

A organização do Teams pode ser uma forma de facilitar processos e trocas que antes não aconteciam. Pense também nos fluxos que gostariam de facilitar para criar equipes e canais.

A forma certa de se organizar é a que funciona e faz sentido para você e sua realidade na prefeitura. 
 

Veja alguns exemplos de como você pode organizar seus canais:

Tipos de organização

2. Crie as equipes e canais: com os objetivos de cada equipe e canais definidos, agora é só criar as equipes e canais. Os vídeos tutoriais abaixo podem te ajudar a criar equipes e canais:

​3. Comece a conversar com sua equipe pelo Teams!

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Como definir indicadores e metas?

É um desafio definir bons indicadores e metas para as equipes, mas vale a pena se dedicar. Confira as ferramentas que preparamos para você.

1. Levante possibilidade de indicadores: pense nos diferentes pontos de qualidade e produtividade que são interessantes de serem medidos. Uma boa prática é se perguntar: "esse trabalho/processo é bom quando?" Exemplo: Esse processo é bom quando...

  • A população é atendida rapidamente => tempo médio de atendimento
  • Os(as) parceiros(as) ficam satisfeitos(as) com nosso trabalho => nota média da avaliação dos parceiros 
  • Quando servidores(as) não faltam ao trabalho => taxa de absenteísmo
  • Quanto conseguimos realizar todas as atividades planejadas para o dia => % de cumprimento de atividades.

Dica: Se quiser se inspirar em indicadores para sua área, existem repositórios que podem apoiar na definição, como o KPI Library (em inglês) e a Biblioteca de Indicadores (em português). Basta pesquisar a temática que aparecem sugestões de indicadores.

2. Priorize poucos e bons indicadores: uma vez que você tenha levantado as possibilidades de indicadores, você pode utilizar o método SMART para priorizar poucos e bons indicadores. 

O método é fácil de aplicar: Verifique se o indicador passa pelos cinco critérios. Ao final, selecione alguns indicadores que foram aprovados em todos os critérios SMART:

Gráfico SMART

1. Entenda o contexto: ​metas inalcançáveis desestimulam as pessoas, metas muito fáceis podem causar improdutividade.

  • Entenda o que é desejado e o que é viável de acordo com os recursos disponíveis;
  • Analise desempenhos passados (histórico);
  • Observe coordenadorias e/ou departamentos similares para ter um parâmetro;​

2. Defina a meta: toda meta deve ser escrita no modelo

Gráfico Objetivos

Exemplo: reduzir o tempo médio de atendimento (objetivo) + para 5 minutos (valor) + até dezembro (prazo)

3. Defina ações, responsáveis e prazos: todas as metas devem estar ligadas a ações, responsáveis e prazos para que sejam atingidas.​

4. Crie metas de curto e médio prazo: as metas de curto e médio prazo são importantes para realizar validações intermediárias e para redefinição de atividades, para que a meta principal seja atingida no longo prazo.

5. Monitore: faça monitoramento constante das ações ligadas à meta. Assim, podem ser feitas redefinições para que as metas sejam atingidas de outras maneiras.

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Como gerir as atividades da minha equipe à distância?

Acompanhar equipes em teletrabalho pode ser desafiador. Por isso, trouxemos ferramentas práticas que tornam o acompanhamento mais recorrente e assertivo, contribuindo para que as atividades sejam executadas no prazo e com qualidade. Confira:

São reuniões diárias curtas (entre 15 e 30 minutos), também conhecidas como "daily", no começo de cada dia. São recomendados para projetos, processos e serviços prioritários.  

Nesses encontros, cada servidor(a) descreve brevemente:

  • Atividades feitas no dia anterior;
  • Obstáculos enfrentados;
  • Atividades que serão feitas no dia que está se iniciando.

Dicas: 

  • Faça com equipes pequenas (de 3 a 9 pessoas), ou subdivisões de uma mesma equipe, para manter seu aspecto ágil.
  • Faça todos os dias no mesmo horário.
  • Dê preferência ao primeiro horário da manhã. Assim, toda a equipe já começa o dia com suas atividades organizadas.
  • Não use esse encontro para resolver outras pautas. Se ficarem muito longas, as pessoas desistirão desse encontro.
  • Esse encontro é para discutir o que precisa ser feito, não o microgerenciamento de como deve ser feito.

É um espaço de interação entre pessoas de diferentes equipes, ou subdivisões de uma mesma equipe. Essa atividade é recomendada  para todos projetos, processos e serviços prioritários. Deve durar no máximo 1 hora

O que deve ser tratado nesse encontro semanal:

  1. Atividade rápida para verificar como todos da equipe estão;
  2. Verificar o que foi feito, o que não foi feito e o que será feito na próxima semana;
  3. Dar visibilidade a pontos de atenção, que podem impactar as atividades;
  4. Apresentar as entregas realizadas na semana;
  5. Definir e alinhar os entregáveis de médio e longo prazo;
  6. Apresentar uma visão transversal e integrada do que todos(as) estão fazendo e dos resultados alcançados.

Atenção: é importante que cada uma das equipes, ou subdivisões, prepare previamente o conteúdo a ser alinhado (podendo ou não estar consolidado em material de apresentação).

Dicas:

  • Quinta-feira no fim da tarde é um ótimo dia para realizar o planejamento semanal, pois é uma forma de organizar a semana seguinte;
  • Priorize as entregas da semana pelo esforço e impacto.

Forma de verificar o andamento das atividades, coletar as preocupações e dar orientações e diretrizes para a execução do trabalho. Consiste em enviar mensagens aos integrantes da equipe periodicamente para entender como está o andamento das atividades. Para manter a recorrência:

  1. Faça um convite recorrente como um lembrete (toda quarta-feira, por exemplo) na sua agenda no primeiro horário para lembrar de enviar uma mensagem para as pessoas da equipe, pelo canal que preferir;
  2. Envie uma mensagem para cada um dos(as) integrantes da equipe no dia escolhido. Se sua equipe for grande, crie um grupo de trabalho Teams com todos(as) e envie lá;
  3. Acompanhe as respostas e auxilie quem sinalizar alguma dificuldade.

Para equipes muito grandes, faça a conferência apenas de entregas chave.

Ideal para grupos que trabalham juntos por longos períodos. Ajuda a evitar o efeito “bola de neve”, onde pequenos problemas entre pessoas se acumulam até o trabalho se tornar difícil. Deve ser realizado idealmente uma vez por mês.
 
Como estruturar o encontro:

  1. Iniciar delimitando o clima profissional e maduro do encontro;
  2. Pedir para os participantes listarem individualmente os aspectos positivos que cada participante da equipe trouxe para o grupo no período e contribuiu com o trabalho;
  3. Na sequência, todos apresentam suas contribuições;
  4. Após esse momento, cada pessoa deverá listar pontos que gostaria que fossem melhorados para o próximo período e como cada um pode ajudar o colega nessa melhoria;
  5. Todos apresentam suas contribuições;
  6. Ao final, os participantes discutem quais ações pretendem implementar para o próximo período com o objetivo de desenvolvimento profissional.

Dicas: 

  • A participação de mediadores neutros, ou de fora da equipe, pode ajudar a manter o clima respeitoso que o encontro exige.
  • Para questões mais delicadas, sugerimos encontros individuais. Para saber mais, clique aqui

Existem ferramentas gratuitas de gerenciamento de projetos online que auxiliam no acompanhamento de atividades e entregas. Permitem relacionar atividades aos seus responsáveis, prazos e status.  

As ferramentas mais utilizadas são:

Mais importante que a ferramenta, é o rito de realizar o acompanhamento, que também pode ser feito em agendas, cadernos, post-its e outros meios.

É recomendado que, ao menos uma vez por ano, as equipes se encontrem para avaliar o período passado e definir os grandes objetivos, indicadores e metas a serem alcançados, e as ações que serão realizadas para atingi-los. 

Nesse encontro é sugerido:

  1. Verificar o desempenho dos indicadores e metas;
  2. Verificar o desempenho das ações e projetos;
  3. Avaliar pontos de risco e atenção;
  4. Redefinir as metas apenas quando estritamente necessário;
  5. Redefinir ações e projetos;

A periodicidade do encontro varia de acordo com o tamanho da equipe, a periodicidade dos indicadores e a importância do processo ou serviço em questão. Sugere-se como padrão, um encontro mensal.
Para mais informações sobre definição de indicadores e metas, clique aqui

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Como perceber as necessidades da minha equipe à distância?

No trabalho presencial, é comum ocorrerem pausas para conversar com outros servidores (hora do “cafezinho”), tirar dúvidas com os colegas e comentar sobre temas que vão além do trabalho. Confira algumas práticas que podem contornar ajudá-lo(a) a manter o contato com a equipe.

O que é? 
São espaços para que a chefia se conecte com cada um(a) dos(as) servidores(as) de sua equipe. 

Por que devo realizá-la? Essa prática traz diversos benefícios, como: 

  • Aumento da produtividade e da qualidade das entregas - é possível definir prioridades claras com cada membro, focando esforços onde é necessário;
  • Aumento do engajamento da equipe - as relações no trabalho ficam mais fortalecidas e o(a) servidor(a) se sente ouvido(a);
  • Ajuda a descobrir e solucionar problemas - permite que problemas sejam sanados antes que se agravem;
  • Ajuda no desenvolvimento do(a) servidor(a) - permite a troca de feedbacks úteis tanto para chefia quanto para o liderado.

Boas práticas

  • Reserve horários fixos com o(a) servidor(a), para evitar que outros compromissos se sobreponham na agenda. Evite desmarcar as reuniões bilaterais;
  • Realize encontros frequentes (1 vez por semana, 1 vez a cada quinze dias) - a criação de vínculos exige constância.
  • Opte por reuniões mais frequentes com servidores(as) novos(as) em uma função ou atividade;
  • Se houver poucos liderados diretos, considere uma reunião de 45 a 60 minutos. Se houver muitos, 25 a 30 minutos;
  • Promova feedback mútuo;
  • Ouça o(a) servidor(a): entendendo as necessidades das(os) servidores(as), as orientações tornam-se melhores para realizar o trabalho;

Para saber o que pode ser abordado e exemplos de roteiro, clique aqui.

No regime presencial, as interações entre as pessoas tendem a ser mais espontâneas. Para que a equipe não perca a conexão gerada por meio desses momentos informais, que tal promovê-los também nos corredores virtuais da prefeitura? Esses encontros podem ser, por exemplo, happy hours online, cafés da manhã virtuais, reuniões online sem pauta de trabalho, dentre outros! 

Boas práticas

  • Chame poucas pessoas: chamar muitas pessoas pode fazer com que algumas pessoas não interajam, ou interajam pouco;
  • Ligue a câmera sempre que possível: isso tornará o encontro mais pessoal;
  • Evite conversar somente sobre trabalho;
  • Aproveite esse momento de interação para se divertir: você pode mostrar seu ambiente de trabalho de casa, mostrar seus animais de estimação, contar alguma curiosidade sobre você e muito mais!

Caso não seja viável realizar esses encontros, considere separar 5 minutos das reuniões com a equipe para conversar sobre assuntos diversos.

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Como integrar pessoas novas à equipe?

No teletrabalho, os novos servidores não podem parar para tirar dúvidas rápidas com as pessoas sentadas ao lado ou tomar um cafézinho para conhecer outros membros da equipe. Confira como facilitar a integração de novos profissionais à equipe e evitar que eles se sintam isolados no trabalho remoto.

1. Coloque-se no lugar da pessoa
Lembre-se: a pessoa que está entrando não conhece a área, processos, projetos e pessoas que compõem a equipe. No início, ela pode se sentir confusa, sobrecarregada e precisará de ajuda. 

2. Consolide informações relevantes sobre a unidade
Ter essas informações consolidadas em um documento permite que o(a) servidor(a) consulte quando tiver dúvidas, além de facilitar a recepção caso haja mais de um servidor(a) novo(a). 

Por isso, crie um "manual de boas-vindas" com os conteúdos mais importantes. Alguns tópicos que podem ser abordados são:

  • Informações gerais da unidade: o que a unidade faz? Qual seu objetivo? Quais seus valores? Como ela funciona? e Como vocês se organizam?;
  • Equipe: quem são as outras pessoas da equipe? Quais os seus papéis de cada um?;
  • Ritos: Quais são as reuniões e encontros recorrentes? De quais deles a pessoa deve participar?;
  • Técnico e institucional: quais os sistemas utilizados? Quais os documentos institucionais importantes? Como funciona o email? Quais os canais de comunicação da unidade? Como funciona o login da prefeitura?
  • Atuação da nova pessoa: qual será seu papel? O que é esperado dela? A quem ela deve recorrer caso tenha dúvidas?;

3. Defina quem vai recepcioná-la
É importante que uma pessoa da equipe recepcione e seja responsável pela integração do(a) novo(a) colaborador(a) para que a pessoa se sinta acolhida, tenha um ponto focal para tirar dúvidas e se ambiente mais rapidamente. Atribuições do(a) mentor(a) antes da pessoa iniciar no novo trabalho:

  • Criar ou atualizar o "Manual de Boas-vindas" ou solicitar ao responsável.
  • Providenciar email institucional, acesso aos sistemas, ramal e baia que irá ocupar (quando as restrições da pandemia de COVID-19 não estiverem mais em vigor);
  • Colocar-se à disposição para tirar dúvida;
  • Combinar um horário para a pessoa começar no 1o dia. De preferência, agende uma vídeo-chamada com ela no primeiro horário.

4. Avise toda a equipe que uma nova pessoa chegará
Assim, a equipe já fica preparada para possíveis interações e darão a atenção necessária para os acionamentos.

1. Recepcione o(a) novo(a) colaborador(a)
O(A) mentor(a) deve falar com a nova pessoa no primeiro horário de seu primeiro dia, passar as principais informações sobre a unidade e deixar o meio de comunicação aberto para que a pessoa tire dúvidas quando necessário. Não esqueça de compartilhar o "manual de boas-vindas" com informações relevantes sobre a unidade.  

Dica:

  • Para que a pessoa nova integre com outros(as) servidores e servidoras, sugira que ela converse 15 minutos com cada um da equipe para saber mais sobre a pessoa e o que faz na unidade durante a primeira semana;

2. Faça um fechamento ao fim da primeira semana
O(A) mentor(a) deve falar com a nova pessoa ao final da primeira semana para entender o que a nova pessoa aprendeu, o que ela viu, como ela se sentiu, tirar possíveis dúvidas e reforçar informações relevantes. Se possível, estenda a mentoria durante todo o primeiro mês.  

Dicas:

  • Faça todas as interações por videochamada com a câmera ligada para promover maior conexão entre as pessoas;
  • Promova encontros informais com a equipe para aumentar a integração, como happy hours online e cafés da manhã virtuais.
  • Depois do período de adaptação, peça um feedback para o(a) novo(a) membro da equipe sobre o "Manual de Boas-vindas" - informações que tenha sentido falta e melhorias no conteúdo. Isso ajudará na recepção de outras pessoas e facilitará o trabalho de um futuro(a) mentor(a).

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Como se comunicar de forma mais efetiva no ambiente virtual?

Quando realizamos teletrabalho podemos deixar de realizar comunicações não verbais e informais. Para evitar impactos negativos no trabalho e interações entre as equipes é importante estabelecer novos fluxos de comunicação. Confira algumas ferramentas que podem te ajudar.

 Por que devo utilizar o Teams?
O Teams é a ferramenta recomendada pela Prefeitura para comunicação entre os(as) servidores(as).  

Principais vantagens do Teams em relação ao Whatsapp:

  • Separar as conversas de trabalho das conversas pessoais;
  • Silenciar as notificações fora dos horários de trabalho e de finais de semana;
  • Organizar as conversas por tópicos e compartilhar arquivos;
  • Tem todas as funcionalidades do Whatsapp e é mais completo;

Outras vantagens:

  • Receber notificações no celular quando instalado o aplicativo;
  • Entrar em contato com pessoas de outras unidades da Prefeitura apenas com o nome ou endereço de email;
  • Não depende do seu número de celular, apenas do seu email institucional;
  • Mais seguro.
Tabela FAQ

Nunca utilizei o Teams. Por onde começar? 

1. Instale o Microsoft Teams. O Teams pode ser utilizado de três formas:

  • Instalado no Computador: para instalar, utilize os passos do Manual de primeiros passos para instalação pelo link;
  • Navegador da internet: acesse o link: https://teams.microsoft.com/. Insira, então, seu email da Prefeitura e sua senha;
  • Aplicativo de celular: baixe pelo Google Play (Android) ou App Store(iOS) o aplicativo Microsoft Teams

2. Explore o Teams. Agora você pode falar com outras pessoas pelo chat, fazer videochamadas, ligar, adicionar arquivos, criar equipes…

  • Neste guia rápido de utilização, você tem uma visão geral sobre como utilizar: link.

Quero utilizar com a minha equipe! Como crio os grupos de trabalho no Teams? 

1.Organize os grupos de trabalho. Para criar os grupos de trabalho, primeiramente, é necessário pensar quais serão eles e quem estará em cada um deles.

  • Pense nas metas, objetivos e em quem da sua organização pode ajudar a alcançá-los de forma colaborativa antes de iniciar a operacionalização da ferramenta.
  • Como você e sua equipe se organizam atualmente para alcançar resultados? Pode ser por meio de projetos, departamentos, dentre outros.
  • A organização do Teams pode ser uma forma de facilitar processos e trocas que antes não aconteciam. Pense também nos fluxos que gostariam de facilitar para criar equipes e canais.

Lembre-se: A forma certa de se organizar é a que funciona e faz sentido para você e sua equipe.  

Veja alguns exemplos de como você pode organizar seus canais:

Tipos de organização

2. Crie as equipes e canais: com os objetivos de cada equipe e canais definidos, agora é só criar as equipes e canais. Os vídeos tutoriais abaixo podem te ajudar a criar equipes e canais:

​3. Comece a conversar com sua equipe pelo Teams!

Você já precisou reler um texto várias vezes para entendê-lo?
Isso ocorreu porque a linguagem utilizada era complexa. Uma maneira de mudar essa situação é se comunicar de forma simples, direta e inclusiva por meio da linguagem simples. Trata-se de um trabalho de empatia e simplicidade. 

Como aplicar?

  • Evite expressões complexas se há sinônimos mais simples que podem ser utilizados;
  • Evite o uso desnecessário de palavras estrangeiras;
  • Evite termos pejorativos ou discriminatórios - opte por “prejudicar” ao invés de “denegrir”, por exemplo;
  • Utilize frases curtas - frases com menos de 20 palavras são mais fáceis de entender;
  • Utilize frases na ordem direta - sujeito, verbo e complemento.

Exemplo:
“O acúmulo de pessoas na enfermaria é prejudicial ao paciente, portanto, só serão permitidos dois visitantes por vez, para cada leito.” 

Com linguagem simples: “O paciente só pode receber duas visitas por vez”. 
Fonte: Comunica Simples.
 

Cursos 
Caso tenha interesse em se aprofundar no assunto, confira os cursos abaixo fornecidos pela ENAP.

Antes de começar a reunião

  • Escreva os tópicos a serem abordados;
  • Defina os tópicos que serão tratados e faça um fio lógico da reunião. Isso permitirá com que os objetivos da reunião fiquem mais claros e ajude a delimitar o tempo;
  • Envie os tópicos de antemão para os participantes, se possível. Isso deixará todos cientes sobre os assuntos que serão abordados e permite que os participantes se preparem para o encontro.

Dica: você pode enviar os tópicos na descrição do próprio convite da reunião. 

Durante a reunião

  • Sempre inicie a reunião no horário marcado;
  • Comece a reunião com os encaminhamentos da reunião anterior. Assim é possível ver o andamento das atividades e repactuar os prazos;
  • Caso alguém chegue atrasado(a), evite recapitular o que já foi falado (faça-o no final da reunião, se julgar necessário);
  • Peça para que os participantes deixem o microfone mutado, liberando-o apenas quando forem falar. Isso evita ruídos externos e torna a reunião menos cansativa.
  • Recapitule pontos importantes para facilitar o entendimento;
  • Ligue a câmera. Estudos indicam que o vídeo transmite e cria confiança, pois as pessoas conseguem ver os comportamentos não-verbais e ter uma melhor leitura de contexto;
  • Separe os 10 minutos finais da reunião para retomar os combinados e as tarefas mencionadas, destacando os responsáveis e prazos. Esse momento evita desentendimentos sobre os combinados.

Dicas: 

  • É possível realizar atividades mais interativas mesmo em videoconferências. Entre as plataformas disponíveis, o Miro e o Google Apresentações permitem construir mapas mentais, diagramas, quadros com notas, dentre outros, em tempo real e em colaboração com quem você quiser.

Após a reunião

  • Envie os encaminhamentos e materiais utilizados por email ou pelo canal do Teams em que a reunião foi realizada, assim todos podem ter acesso.

Dica:

  • Além de iniciar as reuniões com os encaminhamentos da reunião anterior, é recomendável fazer um acompanhamento com o(a) responsável pela ação. Um email ou uma mensagem pelo Teams pode diminuir o número de atividades não realizadas entre as reuniões.
  • O assunto do e-mail deve chamar atenção e resumir a informação;
  • Use tópicos para enumerar ações, tarefas, dentre outros;
  • Separe o corpo da mensagem em parágrafos para evitar blocos de texto e facilitar a leitura;
  • Considere enviar e-mails distintos se os tópicos a serem abordados forem diferentes.
  • Evite enviar mais de dois e-mails seguidos para os mesmos destinatários.
  • Verifique se os destinatários realmente precisam receber esse e-mail. Quanto mais e-mails desnecessários recebemos de uma pessoa, mais os e-mails tendem a ser ignorados.
Exemplo Linguagem Simples

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Como equilibrar trabalho e vida pessoal?

No teletrabalho, é mais difícil estabelecer fronteiras entre casa e trabalho porque esses dois espaços se confundem. Confira o que você pode fazer para melhorar seu bem-estar.

  • Crie espaços físicos separados em sua casa para o trabalho: isso gera também uma separação mental entre o momento de trabalho e pessoal. Evite trabalhar na cama ou no sofá, por exemplo, ou tente não passar seu tempo de lazer na escrivaninha.
  • Faça atividades que marquem o início e o fim da jornada: Criar rituais ajuda a preparar mente e corpo para a transição entre trabalho e atividades não profissionais.Algumas opções são caminhada, yoga, meditação, leitura... Procure pensar em algo que te deixe motivado(a)!
  • Defina um canal prioritário de comunicação, que possa ser desligado quando o expediente chega ao fim. É comum ter diversos grupos de trabalho no WhatsApp. Isso cria a sensação de que estamos disponíveis para o trabalho a todo momento. Se possível, converse com sua equipe para optarem por outros canais, como o Microsoft Teams. Além de reuniões virtuais, é possível criar grupos de trabalho e também desativar notificações fora do horário de expediente. Para saber mais, clique aqui.
  • Reserve horários na sua agenda exclusivos para a realização de atividades individuais do trabalho. Bloquear alguns horários na agenda para realizar atividades de trabalho pode ajudá-lo(a) a delimitar melhor o que pode ser realizado no dia. Essa prática também evita que tarefas sejam interrompidas para começar outras, ajudando a definir melhor esses períodos de concentração.
  • Planeje o seu dia: Tire uns minutinhos para planejar seu dia ao acordar, anotando os pontos importantes (reuniões, entregas, horário de almoço). Ao final do dia, tire uns minutinhos para rever quais itens da lista foram realizados e quais ficaram para o dia seguinte. 

1. Identifique as principais coisas que te distraem, reflita sobre elas e pense em ações.

  • O que te distraiu hoje? Anote e tente detalhar ao máximo.
  • Em seguida, reflita sobre o sentimento que cada uma dessas distrações te despertou.
  • Pense em exercícios, físicos ou mentais, para lidar com eles.

Exemplo: Se você se distrai com o barulho do WhatsApp, você pode evitar deixá-lo aberto e manter o celular no silencioso e longe do campo de visão, estabelecendo momentos específicos para checá-lo. 

2. Coloque um cronômetro para realizar tarefas em um determinado tempo.

  • Você pode utilizar a técnica Pomodoro, por exemplo.

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