SOBRE O (011).lab

O (011).lab, laboratório de inovação em governo da prefeitura de São Paulo, foi criado em agosto de 2017 dentro da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo, como uma estratégia para enfrentar as dificuldades da gestão municipal na entrega de serviços que atendam melhor às necessidades da população. São vários os fatores que explicam essas dificuldades, como o distanciamento entre governo e sociedade, as estruturas rígidas da administração pública, desconhecimento sobre o que é e como promover a inovação pública, além de um contexto que engloba mudanças tecnológicas e incertezas em relação ao futuro.

Para enfrentar esses desafios, atuamos para criar soluções inovadoras para problemas de interesse público, desenvolvendo capacidades para inovar em servidores e servidoras, mobilizando comunidades de prática de inovação e melhorando os serviços para os cidadãos e cidadãs.


Nossos princípios

Nossas ações são orientadas por 6 princípios, que refletem as capacidades que buscamos desenvolver com os nossos parceiros em toda a Prefeitura.
Organizações com essas capacidades são mais responsivas e conseguem se adaptar às necessidades das pessoas, entregando serviços e políticas que solucionem seus problemas.
  • Desenhar problemas: Formular um determinado problema, levando em conta suas causas, consequências, seu contexto e as perspectivas dos atores envolvidos, para, a partir disso, extrair oportunidades de ação.
  • Focar nas pessoas: Escutar e considerar, em um esforço contínuo, as necessidades e vivências dos atores envolvidos em um mesmo processo, a fim de integrar e valorizar diferentes perspectivas de modo participativo.
  • Experimentar: Testar ideias, hipóteses e protótipos através de métodos estruturados, controlados e documentados, em um processo de aprendizado que considera o erro como parte da descoberta de boas soluções.
  • Conhecer dados: Coletar, interpretar e sistematizar dados com o objetivo de gerar informações acerca da realidade, permitindo fundamentar e embasar as decisões tomadas ao longo dos projetos.
  • Operacionalizar: Concretizar iniciativas e projetos do laboratório por meio do planejamento das etapas e mobilização de recursos, pessoas e capacidades, sempre considerando as potências e os limites da administração pública.
  • Conectar pessoas: Construir pontes entre servidores de diferentes equipes da Prefeitura e entre pessoas de dentro e de fora do governo através de processos colaborativos e compartilhamento de aprendizados, fortalecendo a capacidade de atuação desses atores e suas iniciativas.

Equipe

img { border-radius: 50%; }