SOBRE O LAB 11

O Laboratório de Inovação Pública da Prefeitura de São Paulo, o Lab11, agora faz parte da Secretaria de Gestão, a partir de uma visão de inovação colaborativa e focada nas pessoas faz parte da EMASP, nossa Escola Municipal de Adminstração Pública de São Paulo. O objetivo do Lab11 é aproximar a gestão pública da população, aumentar a eficiência da administração municipal e a qualidade dos serviços e políticas públicas. Isso tudo construindo iniciativas, práticas, produtos e soluções que contribuam para melhorar os serviços e processos. Além disso, queremos incentivar quem trabalha na Prefeitura a participar dos projetos de inovação no setor público.


Nossos princípios

Nossas ações são orientadas por 6 princípios, que refletem as capacidades que buscamos desenvolver com os nossos parceiros em toda a Prefeitura.
Organizações com essas capacidades são mais responsivas e conseguem se adaptar às necessidades das pessoas, entregando serviços e políticas que solucionem seus problemas.
  • Desenhar problemas: Formular um determinado problema, levando em conta suas causas, consequências, seu contexto e as perspectivas dos atores envolvidos, para, a partir disso, extrair oportunidades de ação.
  • Focar nas pessoas: Escutar e considerar, em um esforço contínuo, as necessidades e vivências dos atores envolvidos em um mesmo processo, a fim de integrar e valorizar diferentes perspectivas de modo participativo.
  • Experimentar: Testar ideias, hipóteses e protótipos através de métodos estruturados, controlados e documentados, em um processo de aprendizado que considera o erro como parte da descoberta de boas soluções.
  • Conhecer dados: Coletar, interpretar e sistematizar dados com o objetivo de gerar informações acerca da realidade, permitindo fundamentar e embasar as decisões tomadas ao longo dos projetos.
  • Operacionalizar: Concretizar iniciativas e projetos do laboratório por meio do planejamento das etapas e mobilização de recursos, pessoas e capacidades, sempre considerando as potências e os limites da administração pública.
  • Conectar pessoas: Construir pontes entre servidores de diferentes equipes da Prefeitura e entre pessoas de dentro e de fora do governo através de processos colaborativos e compartilhamento de aprendizados, fortalecendo a capacidade de atuação desses atores e suas iniciativas.
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